terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Cinema

‘BOB CUSPE - NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE’ (2021)

Erick Vizoki

Angeli, nascido Arnaldo Angeli Filho em 31 de agosto de 1956, é um dos maiores cartunistas brasileiros que se consagrou na década de 1980, apesar de iniciar sua carreira aos quatorze anos de idade. Publicou suas primeiras histórias na revista ‘Balão’, um fanzine que não teve muita repercussão.

Em 1973 foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e no início dos anos 1980 criou o personagem Bob Cuspe, inspirado no movimento punk de meados dos anos 1970.

Angeli foi muito importante para o mercado editorial de HQs nos anos 80, quando criou a revista ‘Chiclete com Banana’, que era o nome de sua tirinha de quadrinhos na Folha, e onde revelou personagens como Bob Cuspe, Rê Bordosa, Wood & Stock, Bibelô, entre vários outros.


A revista ‘Chiclete com Banana’ conseguiu uma proeza inédita no Brasil: conseguiu vender mais do que a revista norte-americana ‘Mad’, onde também foi colaborador. A ‘Mad’ era a revista de humor, quadrinhos e cartunismo mais conceituada entre os anos ’70 e ’80, mas a ‘Chiclete com Banana’ superou essas vendas e ainda abriu espaço para seus colegas Laerte, Glauco, Luiz Gê, entre outros, a publicarem seus trabalhos.

Ao lado do editor Toninho Mendes, criaram a Circo Editorial, lançaram as revistas ‘Circo’, ‘Geraldão’ (do Glauco) e ‘Piratas do Tietê’ (do Laerte) e abriu um “boom” no mercado de quadrinhos no Brasil, com o lançamento de vários títulos de luxo, como a revista ‘Animal’ e ‘Heavy Metal Brasil’.

Agora, o personagem Bob Cuspe ganha uma animação em stop motion, ‘Bob Cuspe – Nós não gostamos de gente’.

Ainda não assisti, mas as referências e críticas dizem que é algo entre ficção e um pouco de autobiografia do cartunista. Estou louco pra ver!

Sempre fui fã do Angeli, que tem um humor sarcástico, crítico, muitas vezes político, e com um traço ao mesmo tempo bastante original e sujo, uma espécie de Robert Crumb brasileiro.

Quando eu assistir essa animação, que estou ansioso para ver, posto aqui meus comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário