terça-feira, 23 de junho de 2015

POLÍTICA

Mídia ‘golpista’ 1 x 0 PT: pela primeira vez, Lula calça as sandálias da humildade. Ou não?



Lula ao lado do ex-primeiro ministro espanhol Felipe González no seminário promovido pelo Instituto Lula (Foto: Nelson Antoine/AP Photo)



Erick Vizoki

E agora???? Não sou eu quem está dizendo, é o próprio guru da petezada! Num surto de consciência, o ex-presidente Lula faz uma espécie de mea culpa. Só uma espécie, porque em nenhum momento ele faz uso do pronome em primeira pessoa, uma das marcas características de seus discursos narcisistas.
Ao afirmar que o PT perdeu “um pouco a utopia” e que “Hoje a gente só pensa em cargo, a gente só pensa em emprego, a gente só pensa em ser eleito”, o ex-presidente parece reconhecer uma verdade que todo mundo, menos a raivosa e vassala militância petista, já reconheceu há muito tempo.
No entanto, joga a responsabilidade nessa mesma militância e nos políticos profissionais do partido que fundou. Mas, claro, não poupa as manjadas críticas à ‘imprensa golpista’. “Em alguns jornais, eles fazem oposição pelo editorial. Ao invés de brigar com isso, temos que melhor saber usar a internet, melhor saber usar as redes sociais”, disse. Não entendi muito bem o que ele quis dizer com isso, se é para a militância maneirar nas ofensas a tudo o que é anti-PT ou se é para intensificar os ataques ao que ele chamou de ‘grande mídia’. Enfim, é Lula sendo Lula.
O ‘pito’ foi dado aos integrantes e simpatizantes do partido durante um seminário em seu instituto, em São Paulo, que aconteceu na última segunda-feira (22/06), e que teve como convidado o colega socialista (e de corrupção), o ex-primeiro-ministro da Espanha, Felipe González, cujo partido a que é filiado, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), também amargou denúncias de corrupção. González foi convidado para tentar ensinar aos petistas como fazer para recuperar a credibilidade do partido congênere brasileiro. Bastante oportuno, uma escolha acertada, creio eu. Certamente, o sujeito tem muito que ensinar, já que seu PSOE conseguiu retornar ao poder após nove anos de letargia, ou quiçá, exílio político em seu próprio país, quando José Luis Zapatero foi eleito primeiro ministro em 2004.
A declaração de Lula, à primeira vista, parece mesmo uma admissão de derrapadas na condução dos rumos do PT desde a chegada ao poder em 2003. Só que não. O discurso só foi coerente com a palestra então por vir do colega espanhol.
Prova disso foram as dispensáveis críticas á imprensa brasileira que, aliás, deveriam ser também estendidas à imprensa internacional, para ficar dentro de seu contexto.
O fato é que a situação do Partido dos Trabalhadores chegou a patamares insustentáveis de reprovação, mesmo dentro da própria sigla, o que foi fartamente divulgado por toda a imprensa, nacional e internacional. Quadros históricos, importantes, fundadores e até mesmo competentes do partido decidiram jogar a toalha e preferiram saltar do navio em flagrante situação de naufrágio. Não há mais nenhum membro fundador do longínquo PT do início dos anos 1980 agora na agremiação. O sentimento de grande parte da legenda é de que algo precisa ser feito, urgentemente.
Resta saber, então, como será o novo comportamento da militância virtual, nas redes sociais, após estas surpreendentes declarações do papa petista. Militância que sempre reverenciou qualquer palavra e ideia que saísse da cabeça de seu líder. Para mim, das duas, uma: ou o constrangimento tomará conta dos simpatizantes e seguidores petistas, ou Lula poderá ser, a partir de agora, considerado um traidor.

Vamos esperar.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Acredito que foi uma declaração histórica do ex-presidente Lula, caro colega Leonardo Miranda. Isso deve ter desdobramentos. Vamos esperar! Obrigado pelo comentário! GGrande abraço!

      Excluir
  2. Á seguir, minha humilde e pacata visão sobre o tema.


    Muito embora não tenha visto nem ouvido o conteúdo desse vídeo, só o tema me faz pesar na seguinte situação: O "PP - Papa Petista" utilizou-se da palavra Utopia, agora vejamos... O que não seria senão uma verdadeira Utopia, a ideia implantada pelos criadores e fundadores dessa sigla partidária? que diz nascer de uma necessidade de se contrapor aos malefícios de um governo que não só pra eles, mas para toda a sociedade da época (e perdura até os dias atuais) trazia sofrimentos, desigualdades, preconceitos e mto mais coisas ruins. O que seria senão Utopia, os projetos galáticos de campanha, se na verdade eles nem sequer apresentaram om plano de governo? O que seria senão Utopia, a ideia de seus seguidores(e de fato são seguidores, não são apenas cidadãos que votam, como os demais) de que msm com comprovadas acusações contra alguns de seus lideres, ainda encontram uma forma de contribuir, arrecadando verbas e direcionando-a para a militância maior da Sigla? O que seria senão Utopia, vermos tantas desgraças causadas por equívocos (pra não ser mais sincero) políticos, como desguarnecer nosso país e investir em obras faraônicas em outras terras? O que seria senão Utopia, investir em medicina e ou em profissionais dessa área, vindo de outras partes do mundo, e causar tantos problemas e burocracias ao fundo de apoio aos nossos estudantes (FIES).


    Conclusão:

    Srs. Petistas, em minha humilde percepção e visão política, o partido ao qual vcs dedicam toda suas vidas, ele nasceu, cresceu, governou, governa e governará sempre em torno de uma grande "Utopia".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, caro Eli Oliveira, o PT nasceu do que era considerado uma 'utopia'. No início dos anos 1980 ainda vivíamos uma ditadura militar, que só veio terminar em 1984. Era difícil acreditar que tal agremiação política pudesse vingar de verdade, mas vingou. Para espanto dos partidários da antiga Arena (Aliança Renovadora Nacional), partido criado pelos militares. A sensação geral era de novos ares, de esperança. Onde foi parar aquilo tudo? Dá arrepios lembrar, mas o penúltimo general-presidente, Ernesto Geisel, foi taxativo em dizer que administraria a transição democrática, lenta e gradual, mas que os brasileiros poderiam se arrepender. Enfim, a utopia materializou-se no que é mesmo: uma utopia. E isso é uma constatação muito triste, meu amigo! Grande abraço e obrigado pela participação!

      Excluir
  3. O pt pode até ter nascido de um sonho, mas se transformou no maior pesadelo dos brasileiros. Integrado essencialmente por mágicos e psicopatas, conseguiu iludir e levar o Brasil inteiro para onde está hoje: falido. Mas o que esperar de "pessoas" que praticavam crimes para subsistirem? Ou que se mpre idolatraram as piores mentes da humanidade? Era um desastre anunciado infelizmente coberto, com brilhantismo, pela cortina de fumaça chamada Lula. Todo simpatizante da esquerda (que nem sei o que é mais hoje em dia) já idolatrou esse ser um dia, ou ainda morre de amores por ele, principalmente os que mamam junto a ele nas tetas voluptuosas do povo brasileiro. O que acho mais incrível, caro Vizoki, é existirem pessoas semi esclarecidas que ainda defendem essas idéias sob as quais se criou essa aberraç~ao temporal chamada pt, e demais partidos de esquerda. A direita é melhor? Nunca! Infelizmente o ser humano é mau. Alguns controlam essa tendência, outros multiplicam. E parece que esses multiplicadores sempre v~ao ser nossos políticos, sempre v~ao galgar os mais altos postos.
    Concluíndo: tem que partir pra cima, gritar, parar o trânsito, se quisermos que nos ouçam. Usar essas armas antigas e obsoletas, mas funcionais, e fazê-los provar do próprio veneno.
    Fico realmente feliz em vê-lo caminhando essa idéia do blog,Vizoki, ainda mais quando nos brinda com textos inteligentes como esse. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação e pelos elogios, caro Netto! Este espaço estará sempre aberto para as mais diferentes opiniões e expressões! Infelizmente, os que defendem ideologias emboloradas, que ainda são as mesmas de quase cem anos atrás, são os mesmos que tentam defender sua concepção de "modernidade". E essa "modernidade" parece passar, inevitavelmente, pelo adestramento do povo e lavagem cerebral para se perpetuar no poder. Grande abraço!

      Excluir